create your own banner at mybannermaker.com!

Projetos Curriculares

PROJETOS CURRICULARES DESENVOLVIDOS NA ESCOLA


- “PPV- Preparando para a Vida” – Este projeto completa neste ano sua 17ª edição e está sendo organizado pelas professoras Leonora Dal Forno e Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe e aplicado com os alunos da 8ª série a 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. A atividade é dividida em várias etapas: o sorteio dos grupos, a escolha do tema, a montagem do Projeto e finalmente a execução do trabalho. Após esta atividade eles aprendem um pouco sobre oratória, apresentação do trabalho e como se portar na frente do público. Então dando continuidade fazem a apresentação para os colegas e demais turmas envolvidas. O Ensino Médio tem uma proposta diferenciada, os alunos do Ensino Médio diurno farão oficinas práticas referentes a temas associados à cidadania que hoje percebe-se a carência do conhecimento neste sentido (educação fiscal, educação cívica, reflexão espiritual, meio ambiente) e os alunos do Ensino Médio Noturno criarão uma empresa bem como produzirão mercadorias com o objetivo de vendê-las para posteriormente usar o recurso em viagem a municípios vizinhos para conhecer as empresas locais. A temática do projeto neste ano é ”Eu, você, nós contruindo uma Sociedade Solidária e Participativa.




- “Caixinha Mágica” – Este projeto teve seu início em março, organizado pela professora Eliane Zamberlan e aplicado com os alunos das séries iniciais. De acordo com a proposta, semanalmente as crianças participam da contação de histórias. Uma personagem muito conhecida das crianças e que sempre as conduz até o local onde ouvirão as histórias é a personagem Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo. O objetivo desse projeto é despertar nas crianças o prazer em ouvir, ler e contar histórias através de diferentes recursos lúdicos.

- “Grupo Mova-se” – Este projeto organizado pela professora Raquel Bergoli e desenvolvido com as crianças de 1º ano a 5ª série nas quartas-feiras é praticado com ginástica aeróbica e rítmica e tem por objetivo despertar na criança o interesse pela atividade física, desenvolver a coordenação motora e criar hábitos saudáveis.









- “Cidadania em Ação” – Este projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo, com o envolvimento de todos os alunos da Escola. É organizado pela professora Maria Dionizia Mafini que coordena as atividades de hasteamento e arriamento das bandeiras, bem como uma apresentação organizada por turma enfatizando as datas comemorativas. Essa atividade acontece todas as quintas-feiras e tem por objetivo despertar no aluno o espírito de patriotismo, desenvolver a cidadania e criar hábitos de um cidadão exemplo na sociedade.






- “Lições do Rio Grande – Projeto Referencial Curricular” – Este projeto foi criado pelo Governo Estadual para ser estudado e adaptado pelos professores de 5ª a 3º ano para ser então aplicado na sala de aula. Para iniciar as atividades os professores assistiram a um vídeo produzido pela professora Sonia Maria Balzano que abordava o tema de um modo geral e definia a nova proposta. Então, divididos por Área: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, os professores assistiram o vídeo produzido por especialistas de cada área e observaram a proposta de trabalho sugerida. Dando continuidade, no dia 24 de abril após terem debatido e decidido a forma de trabalho a ser desenvolvida todos os professores irão se reunir para cada área apresentar ao grande grupo a sua própria proposta.


- “ Alguém atrás da Cortina” – Projeto de teatro organizado pela professora Lilian Azeredo dos Santos, montado com todos os alunos da Escola e aplicado em todas as séries. Este projeto acontece toda segunda-feira pela parte da noite onde o grupo decide o tema, faz a adaptação dos personagens, idealiza cenário e monta a peça. O objetivo deste projeto é desenvolver a expressão verbal a expressão corporal, bem como promover a participação ativa dos alunos nos eventos da Escola.



- “Aprendendo o Bê-a-bá” – Projeto de redação organizado pela professora Eliane Moura Zamberlan e aplicado nas segundas-feiras das 8h às 9h30min com os alunos o 3º ano do Ensino Médio. Este projeto recebeu este nome bem pelo motivo de que a professora começou o ensino da redação desde o seu início, mesmo sabendo que os alunos já traziam consigo uma bagagem de conhecimentos a cerca do tema. Durante esses encontros os alunos produzirão todos os gêneros textuais e poderão através da prática aperfeiçoar seus textos. O objetivo desse projeto é ampliar os conhecimentos dos alunos para que eles consigam fazer uma boa redação de vestibular, com todos os elementos necessários (coesão, coerência, contextualidade clareza de idéias, operadores argumentativos e modalizadores...).





- “GEJA – Grêmio Estudantil José de Alencar” – É uma organização que representa os interesses dos estudantes na Escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade. É um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta de direitos. Auxiliados pela professora Maria Dionizia o GEJA visa constribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades promovidas pela Escola, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com os pais, professores, funcionários, coordenadores e diretores da programação e construção das regras internas da Escola.