create your own banner at mybannermaker.com!

Atividades Desenvolvidas

REUNIÃO ABERTURA ANO LETIVO  - 19/02
No dia 19 de fevereiro, Equipe Diretiva, professores e funcionários da Escola estiveram reunidos para a abertura de mais um ano letivo. Pela parte da manhã houve a leitura de uma mensagem intitulada: “Este ano será um sucesso se...” Após, cada professor e funcionário fez uma apresentação falando sobre suas atividades na Escola. Dando continuidade, a supervisora pedagógica séries finais Graciela Linassi Mastella apresentou um parecer a cerca do P.P.P. (Projeto Político Pedagógico) e a professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe esclareceu algumas dúvidas a respeito da Avaliação de Carreira dos Professores. Pela parte da tarde foram divididas as turmas e a Diretora Rejane Oberto Linassi fez uma explanação sobre as Lições do Rio Grande – Projeto Referencial Curricular que será estudado e aplicado neste ano.


COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER 08/03
No dia 8 de março Dia Internacional da Mulher os alunos Julia Valandro e Jean da Silva do 2º ano fizeram uma homenagem para as professoras e funcionárias da Escola com a declamação de uma poesia acompanhada pelo som do violão.

ESCOLA ANGELO FURIAN VISITA A 11ª TOCA DO COELHO E 1ª FEST PÁSCOA 27/03
No dia 27 de março às 8h da manhã as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian juntamente com pais, professores e equipe diretiva fizeram uma big excursão para prestigiar a 11ª Toca do Coelho e 1ª Fest Páscoa. Foi um total de 182 passageiros divididos em quatro ônibus. O passeio resgatou nas crianças a magia da data e fez com que se divertissem bastante. Naquela ocasião assistiram o Encontro de Motos, visitaram a Exposição de Pequenos Animais e gastaram suas energias nos brinquedos infláveis. O tema do Evento neste ano era “As quatro estações na Toca” e mostrava os coelhos caracterizados de acordo com a diferença de clima.
O objetivo deste passeio foi promover a integração entre as crianças, conhecer novos lugares já que algumas delas relataram que só tinham viajado até Cruz Alta, despertar a criatividade e ilusão em relação à Páscoa e também sensibilizar os alunos quanto à preservação do meio ambiente.


22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22/04
No dia 22 de abril dentro do projeto Caixinha Mágica, os alunos Betina Mantovani, Thomás Buzzatti e Rafaela Costa Beber da 5ª série representando a água o sol e um ecologista apresentaram a peça teatral “O ciclo da Água” para os alunos do 1º ano à 5ª série. Esta peça teve por objetivo fazer um apelo quanto à necessidade de se cuidar esse importante recurso natural que é o nosso bem maior. Ao final da peça cantaram uma música sobre as utilidades da água e a necessidade de valorizá-la.


CRONOGRAMA DE PÁSCOA 29/03
Durante a semana que antecedeu a Páscoa os alunos participaram de um projeto intitulado “Páscoa Feliz”. Para iniciar os alunos de 1º ano a 5ª série assistiram no dia 29 de março a peça teatral “O mistério do Ovo de Páscoa” representado pelos alunos do Ensino Médio Diurno: Maria Inês Stella, Ana Flávia Libreloto e Danielle Buzzatti do 3º ano, Julia Valandro do 2º ano e Greta Nogueira do 1ºano. A atividade foi coordenada pelas professoras do Projeto Atrás da Cortinha (teatro) e também o Caixinha Mágica (conto) . No dia 30 de abril todas as turmas das séries iniciais coordenadas pelas professoras de cada turma apresentaram músicas com o tema “Páscoa” e no dia 31 de abril fizeram a caça ao ninho do coelho, onde tinham que decifrar alguns enigmas.Os alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio participaram de uma Celebração de Páscoa organizada pela professora Márcia Moura (turno da manhã) e Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe (turno da noite) O objetivo desse projeto além de resgatar a magia do Coelho, era proporcionar às crianças a reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, a importância de abraçar e demonstrar nosso amor para as pessoas que gostamos.


CAMINHO LITERÁRIO 16/04
Comemorando o Dia do Livro, no dia 16 de abril as turmas de 6ª a 8ª série do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio diurno e noturno foram convidadas pela personagem Emília e o escritor Monteiro Lobato para fazer uma viagem pelo mundo da leitura visitando caminhos diferentes que foram divididos por estações. A primeira estação foi a Bíblia representando o primeiro livro, a 2ª estação foi o Mundo das Fábulas e contos com a história do Chapeuzinho Vermelho e o livro na cinematografia a 3ª estação representou os livros polêmicos, os autores pejuçarenses e suas obras e a 4ª estação com o Livro na Era Digital. O elenco era formado por professores, alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno. Durante esse percurso percebeu-se que a Literatura evolui mas que seremos sempre eternos leitores.

ABERTURA PPV 2010 22/03
No dia 22 de março aconteceu nas dependências da Escola com os alunos de 8ª a 3º ano a abertura de mais um P.P.V. A temática deste ano visa promover o aluno como cidadão participativo e questionador na sociedade. A abertura contou com uma encenação feita pelos próprios alunos mostrando um paralelo de como é o cidadão consumista e o cidadão exemplo. Para essa atividade dois cenários foram criados: o cenário da riqueza onde podia se visualizar o uso do celular, mp3, roupas de marca (elementos de consumo) e o cenário da pobreza onde demonstrava a exploração do trabalho infantil, o trabalho escravo, a violência, e a criminalidade, Ao final se fez o questionamento – “Jovem, como promoves a Paz e a Justiça?” “Como você alimenta o seu espírito de cooperação, solidariedade e ecologia mental?” “Como você constrói o seu projeto de vida?” Todas essas indagações foram peças-chave para se iniciar mais uma proposta de trabalho.


MUSICAL DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 14/04
Relacionando o Dia do Livro Infantil com o escritor Monteiro Lobato, comemorado no dia 14 de abril, foi promovido na Escola o Musical do Sítio do Pica-pau Amarelo contado por um aluno que representava o próprio autor, também compareceram na festa outros personagens: Emilia, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Rabicó, Burro Falante, Cuca e tia Anastácia. Os alunos cantaram, dançaram com os personagens e no final degustaram deliciosos bolos de chuva da tia Anastácia.O escritor também deixou um desafio para as crianças “Quantos livros eu li?” “Quantos livros eu quero ler este ano?” O elenco era formado por professores, alunos do Ensino Médio diurno e alunos da 5ª série.

COMEMORAÇÃO AO DIA DO INDIO 14/04
No dia 14 de abril no turno da tarde, os alunos da 5ª e 6ª séries juntamente com os professores de Estudos Sociais visitaram em Ijuí o Museu Antropológico Diretor Pestana. O tema da mostra era: O Indio no RS – Índio Guarani. Também puderam visitar a Exposição Pedagógica de Passo Fundo, o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e a Exposição Permanente com o tema Imigração.


REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA 20/03
Estiveram reunidos no dia 20 de março professoras do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Equipe Diretiva da EEAF para uma conversa informal com a psicopedagoga Fátima Costa a respeito do desenvolvimento das crianças na 1ª fase escolar. A importância dessa atividade se dá pela necessidade de se auxiliar o professor nessa difícil tarefa de atender às necessidades das crianças em todas as suas faixas etárias, valorizando assim as fases pela qual elas passam, evitando futuros traumas e bloqueios.

COMUNICADO 26/04
O GEJA – Grêmio Estudantil José de Alencar informa a toda a Comunidade Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian que se encontram abertas as inscrições para concorrer à Direção do Grêmio Estudantil 2010/2011. O prazo de inscrições será de 25 de março a 26 de abril, podendo concorrer alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio. A eleição será realizada nas dependências da Escola n dia 29 de abril nos turnos da manhã, tarde e noite.

ENCONTROS PROMOVIDOS PARA OS ALUNOS DO NOTURNO 12/04
- 17 de março: palestra com José Círio abordando o tema “A felicidade presente nas pequenas coisas, importância de estudar.”
- 12 de abril: palestra com Antonina Schnorr abordando o tema “Valorização da vida – doação de órgãos e definição de doador e receptor.”


XXI FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA DE TRABALHOS
A Escola Estadual de Educação Básica angelo Furian realizou no dia 16 de julho das 9h às 17h a XXII Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos, também nesta ocasião ocorreu a Feira do Livro. Essa atividade envolveu todos os alunos da Escola. Os alunos do 1º e 2º anos e os das 3ªs séries participaram de oficinas realizadas pelas vovós do Grupo Girassol da 3ª idade. Nessa atividade as crianças brincaram, ouviram histórias e se divertiram à moda antiga, já que no dia 26 deste mês se comemora o Dia das Vovós. Da 4ª série ao 3º ano do Ensino Médio foram apresentados trabalhos de pesquisa científica onde quem fez visitação pode ouvir e assistir as explicações dos alunos. Dentro do projeto PPV (Preparando para a Vida) os alunos do Ensino Médio Noturno participaram com a exposição e venda de produtos confeccionados por eles mesmos. A atividade promoveu a integração entre os alunos da Escola (manhã, tarde e noite) e também contou com a visitação de outras pessoas da comunidade.

JORNADA PEDAGÓGICA - 19 A 22/07
Durante os dias 19 a 22 de julho os professores da Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian participaram da Jornada Pedagógica promovida pela Escola. Entre as atividades propostas foi feito uma análise sobre a prova do Saers, tiveram apresentação do Projeto Lições do Rio Grande da área de Ciências Humanas e suas tecnologias com o tema "África do Sul - palco da Copa do Mundo" e também participaram de várias atividades promovidas e aplicadas pelas professoras do Currículo por Atividades. Na noite do dia 19 de julho o palestrante Carlos Cesar Inacio "Tongo" falou sobre o "Resgate dos Valores Essenciais". No dia 20 o palestrante Jorge Trevisol traçou comentários sobre a Educação como um Reencantamento Humano em parceria com a SMEC. No dia 21 de julho o professor Jorge Zambon palestrou sobre a Importância e Valorização de Deus. Também nesse momento alguns professores estão dando continuidade em Cruz Alta ao projeto Lições do Rio Grande para ser aplicado no Ensino Fundamental.
Para concluir a Jornada os professores tiveram oficinas das diferentes áreas, e concluiram o Referencial Curricular. Também nesse encontro os profesores comemoraram os aniversários do trimestre com um gostoso rodízio de pizza na Pizzaria Bardos.

TORNEIO DE INTEGRAÇÃO DE FUTSAL

A Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian esteve promovendo na noite de 12 de agosto o Torneio de Integração de Futsal para comemorar a passagem do Dia dos Pais no último domingo. O evento iniciou com a apresentação do Grupo de ginástica aeróbica e rítmica "Mova-se" organizado pela professora Raquel Bergoli onde as crianças fizeram uma homenagem para os pais. Para iniciar o projeto os pais se inscreveram através de uma ficha que os alunos levaram para casa. A partir disso os professores de Educação Física organizaram os times de acordo com a faixa etária dos pais. Os times foram montados da seguinte forma: "Guri Bom de Bola": (pais mirins - idade entre 25 e 35 anos); "Jovem Guarda": (pais infantis - idade entre 36 a 41 anos); "Craques da Melhor Idade": (pais juvenis - idade entre 42 e 47 anos) e "Velha Guarda": (pais masters dos 48 anos em diante). O Time que ganhou o torneio foi o "Velha Guarda" representado pelos pais Gentil Gonçalves, Cerineu Mantovani, Adão da Silva, Lucídio da Silva Werbes, Vilmar Dias dos Santos, Sérgio Zamrberlan e Leonir Perlin.Esta atividade envolveu toda a comunidade escolar e teve como objetivo proporcionar a integração e momentos de lazer entre a família e a escola.