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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

1- Deve haver mútuo respeito entre alunos, professores, funcionários, direção, CPM e Conselho Escolar;
2- Fazer uso de boas maneiras, saber a hora de falar e ouvir;
3- Usar corretamente o banheiro, valorizando a organização e a limpeza, conservando também as salas, paredes, classes e pátio, cuidando das plantas e todo o patrimônio escolar. Os danos causados deverão ser reparados;
4- Participar dos atos cívicos, grêmio estudantil e demais atividades promovidas pela Escola;
5- Exercer o compromisso escolar com responsabilidade mantendo diálogo, harmonia e convivência fraterna;
6- O aparelho celular (MPs, fone de ouvido) deverá estar desligado e guardado durante as aulas, sob pena de ser retirado do aluno e, devolvido somente após o término do turno;
7- Permanecer na sala de aula na troca de períodos;
8- Respeitar o horário de início das aulas, tendo como tolerância apenas 5 minutos, caso contrário, entrará somente no período subsequente.
HORÁRIO DAS AULAS:
MANHÃ: das 7h45min às 11h45min
TARDE: das 13h às 17h
NOITE: das 18h50min às 22h45min

NOTURNO: no início do ano letivo ou ao iniciar seu emprego, deverá trazer uma declaração da firma empregadora onde conste ser funcionário e terminar o expediente em horário incompatível com o início das aulas;
9- O não comparecimento nas avaliações/ trabalhos na data estipulada pelo professor, somente será justificado com atestado médico ou contato dos responsáveis com a supervisão, até 2 (dois) dias úteis após a falta.
OBS.: O aluno ao retornar para a escola, deve entrar em contato com o professor para combinar a data da avaliação/trabalho, ficando a mesma a critério do professor;
- Os trabalhos deverão ser entregues somente ao professor na escola, podendo ocorrer alterações de valor conforme critério do professor;
10- O aluno somente poderá retirar-se da escola, mediante comunicação escrita ou verbal dos pais ou responsáveis para a direção da escola. No caso de bilhete, deverá constar no mesmo o número de telefone para confirmar o pedido;
11- O aluno que estiver passeando pelas dependências da escola ou for retirado de sala de aula pelo professor por indisciplina será encaminhado a direção e comunicado aos pais;
12- O aluno sé será dispensado da prática de Educação Física mediante apresentação de atestado médico. O aluno dispensado de praticar a referida disciplina deverá assistir a aula;
13- Usar roupas adequadas ao ambiente escolar;
14- O material escolar do aluno é de sua inteira responsabilidade, objetos e aparelhos que não se referem às atividades propostas não devem ser trazidos para a escola;
]15- O aluno não deve se fazer acompanhado de pessoas estranhas à Escola, devendo permanecer na sala de aula somente os alunos regularmente matriculados na turma;
16- O aluno somente será chamado em sala de aula para atender telefone em casos de emergência (pais ou responsáveis);
17- O aluno não deverá realizar atividades de outras disciplinas, sem autorização do professor que está atuando na sala de aula;
18- Aos namorados recomenda-se um comportamento adequado ao ambiente escolar;
19- O aluno deve informar seus pais ou responsáveis sobre as datas de reuniões ou se for solicitada a presença dos mesmos na escola;
20- AS OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES SERÃO RESOLVIDAS:
1º- Pelo professor na sala de aula utilizando a Ficha de Ocorrência;
2º- Pela Equipe Diretiva, após três ocorrências. Neste caso será solicitada a presença dos pais ou responsáveis com registro em Ata;
3º- Havendo reincidência serão tomadas providências pelo Conselho Escolar e/ou Conselho Tutelar;
4º- Dependendo da gravidade, o aluno poderá ser suspenso ainda na primeira ocorrência;
21- A Biblioteca tem Normas de Convivência específicas para o seu trabalho e deverão ser cumpridas;
22- Ter ética, lealdade, dignidade, companheirismo, igualdade, honestidade no ambiente escolar estendendo à sociedade onde vive;

EEAF